segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

COLAGEM 1 - RETRATOS COM RECORTES DE REVISTAS E MATERIAL IMPRESSO


O artista Nova Iorquino Derek Gores conhecido principalmente pelas suas colagens realizadas com material impresso “reciclado” como  revistas, rótulos, classificados e outros materiais para criar obras sobre tela. A série produzida por Gores mostra contrastes entre a beleza viva das imagens e a concepção mecânica e abstrata do design.






Patrick Bremer nasceu em 1982, na Inglaterra. Estudou pintura no Wimbledon College of Art, em Londres, e em 2007 recebeu um prêmio da Royal Society of Portrait Painters por seus retratos.
Nas múltiplas modalidades artísticas praticadas por Bremer (desenho, pintura e colagem), as representações figurativas e os retratos ocupam posição central em sua produção. Feitas com tiras de papel de revistas, jornais, livros e outros materiais impressos, suas colagens chamam a atenção pelas formas recortadas e pelo aguçado senso de composição que revelam.




TRABALHOS DE ALUNOS DE PERÍODOS PASSADOS












PINTANDO COM TESOURAS

Fonte: Pinte! - Curso de pintura dinâmico para qualquer um com o pincel à mão
Sam Piyasena, Beverly Philp, pág. 29

Em seus últimos anos, Henri Matisse (1869-1954) ficou doente e confinado a uma cadeira de rodas. Ele adotou uma nova técnica, a qual chamou de "desenho com tesouras", como forma de adaptação do seu trabalho. Ele pintava grandes folhas de papel usando guache de cores variadas. Depois ele recortava o papel em formas diferentes e formava grandes colagens.


Como ele mesmo disse, esta alternativa lhe deu "uma segunda vida" . Seus recortes abriram um caminho totalmente novo para expressar sua criatividade e têm sido fonte de inspiração para muitos artistas. 

Matisse

Romare Bearden - Mãe e filho
Fonte: Pinte! - Curso de pintura dinâmico para qualquer um com o pincel à mão
Sam Piyasena, Beverly Philp

Agora é sua vez! Utilize folhas de papel pintadas e com pinturas flutuantes para criar sua própria pintura recortada.








MANCHAS PARA A IMAGINAÇÃO FLUIR

"A imaginação não é a faculdade de formar imagens da realidade; é a faculdade de formar imagens que ultrapassam a realidade” (Bachelard, apud Martins, 1998, p. 34)

Este exercício tem como objetivo principal estimular o o universo imaginário no processo criativo para produção de imagens. A mancha será um estímulo externo para o acúmulo de energia interna trabalhar. Ordenamos o que nos parece caótico na mancha e assim nos organizamos internamente.

1.NANQUIM FLUTUANTE

  • Molhe o papel (alta gramatura) com pincel;
  • Pingue nanquim e deixe se espalhar;
  • Deixe secar e depois descubra nas manchas imagens interessantes.







2. NANQUIM SOPRADO
  • Molhe o papel (alta gramatura) com pincel;
  • Pingue nanquim e deixe se espalhar;
  • Com o auxílio de um ou mais canudos sopre as manchas para elas se espalharem;
  • Deixe secar e depois descubra nas manchas imagens interessantes.





JOGOS DO ACASO PARA EXPANSÃO CRIATIVA

No artigo Acaso e experimentação nos processos de criação: aproximações entre a arte moderna eo design contemporâneo - Gisela Belluzzo de Campos e Marco A. F. de Vasconcelos relacionam arte moderna e design contemporâneo em seus procedimentos de criação que levam em conta o acaso.
Nas palavras deles:
"No século XX, diversas vertentes da arte moderna foram marcadas pelo uso deliberado do acaso como recurso e ferramenta para a experimentação e descoberta de novas formas de expressões visuais. Vanguardas históricas como o surrealismo e o dadaísmo primaram pelo experimentalismo no qual o recurso a instrumentos de criação conduzidos pelo acaso foi, senão prioridade, agente importante na pesquisa e produção artística. Os artistas do surrealismo, incentivados e impulsionados pelas pesquisas, então recentes, de Freud, via Andre Breton, usaram o acaso para a prática de poemas, pinturas, desenhos e jogos, com o intuito de acessar o inconsciente, território até então inexplorado de forma voluntária no campo da arte. Também como modo de trazer à tona, liberar e expressar a linguagem do psiquismo do artista e com isso colaborar para a explicitação de uma verdade, até então segundo Breton, oculta, que deveria começar por uma revolução íntima, do sujeito. A surrealidade ou suprarealidade seria a realidade absoluta, atingível por meio dessa fusão entre sonho e realidade e o acaso seria um dos meios para atingir essa fusão. Hans Arp criou colagens e composições “de acordo com as leis do acaso” que fazem supor que “as leis do acaso se confundem com as leis da beleza” o que levou Andre Breton a propor a existência de uma conexão de fato, entre o acaso, ou o que ele prefere chamar de automatismo, e a unidade rítmica (Read, 1960, p. 178-180)."

Esse post vai trazer algumas técnicas utilizadas por alguns artistas dadaísta, surrealistas dentre outros para expansão da sua capacidade criativa. Vamos Jogar?! Que tal deixar-se envolver pelo acaso?! Experimente ser Criativo!

1. JOGO DAS FORMAS






2. JOGO DAS PALAVRAS




3. JOGO DAS IMAGENS