terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

UPCYCLE ART



 O artista Robert Rauschenberg (nasc. 1925) foi quem mais contribuiu, no pós-guerra, para libertar o artista da compulsão de registrar as próprias emoções. Reciclando sucata e lixo antes que reciclagem ficasse chique, Rauschenberg inventou uma forma híbrida de arte, meio pintura e meio escultura, a que ele chamou de "combinação". O termo "Combinação" [misturas]foi usado para descrever uma obra de grande influência que ele executou de 1953 a 1965.  As peças eram Combinações de pinturas, colagens e montagens de objetos do cotidiano. Estes trabalhos de meios mistos derrubou as barreiras entre pintura e escultura ao incorporar pontos cheios de tinta com outros materiais, incluindo aves empalhadas, portas, tecidos e garrafas. Elas também eram um casamento estilístico entre as qualidades de pintores do expressionismo abstrato com temas da Pop Art.
Ele andava “Vasculhando as ruas de Nova York à procura de sucata, ou e “escultura-esperando-para-ser-descoberta”, segundo ele, o artista adicionava à pintura em tela materiais excêntricos como sinais de trânsito enferrujados, punhos de camisa puídos e uma águia empalhada. "Um par de meias não é menos adequado para um quadro" do que óleo sobre tela, ele dizia. "Eu queria que as imagens guardassem o sentimento do mundo externo em vez de cultivar o incesto da vida de estúdio."
Robert Rauschenberg, Mercado Negro. 1961

Robert Rauschenberg, Odalisca. 1955

Robert Rauschenberg, Rectroactivo I. 1964

Como fazer?


1. Comece como Rauschemberg, vasculhe por onde anda uma "escultura-esperando-para-ser-descoberta", junte sucatas que possam ser aproveitadas em um trabalho.
2. Escolha uma base para seu trabalho, ainda dentro da proposta, utilize uma base de reuso.
3. Escolha um tema - è necessário que seu trabalho se comunique com as pessoas. A escolha é sua, não há regras. 
4. Construa sua peça colocando alguns dos seus materiais sobre o painel. Recorte-os e arrume-os até que esteja satisfeito com a sua composição. [SIM!, Composição é fundamental]
5- Este trabalho se dá em camadas e é necessário um intervalo de secagem entre uma e outra camada. Por exemplo: fixe tampas ou objetos mais pesados e espere secar para depois colar os mais leves. Uma ótima dica é colar os objetos mais arredondados com pasta de modelagem. A cola mais utilizada é a Cascorez. Depois dos objetos e/ou materiais colados e secos, passe uma camada de tinta de base.
6- com a base pronta é hora de se divertir com as imagens de revistas ou jornais, até mesmo seus desenhos ou tecidos. 


Fonte: Pinte! - Curso de pintura dinâmico para qualquer um com o pincel à mão
Sam Piyasena, Beverly Philp, Pág.. 105.

Nenhum comentário:

Postar um comentário