segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

JOGOS DO ACASO PARA EXPANSÃO CRIATIVA

No artigo Acaso e experimentação nos processos de criação: aproximações entre a arte moderna eo design contemporâneo - Gisela Belluzzo de Campos e Marco A. F. de Vasconcelos relacionam arte moderna e design contemporâneo em seus procedimentos de criação que levam em conta o acaso.
Nas palavras deles:
"No século XX, diversas vertentes da arte moderna foram marcadas pelo uso deliberado do acaso como recurso e ferramenta para a experimentação e descoberta de novas formas de expressões visuais. Vanguardas históricas como o surrealismo e o dadaísmo primaram pelo experimentalismo no qual o recurso a instrumentos de criação conduzidos pelo acaso foi, senão prioridade, agente importante na pesquisa e produção artística. Os artistas do surrealismo, incentivados e impulsionados pelas pesquisas, então recentes, de Freud, via Andre Breton, usaram o acaso para a prática de poemas, pinturas, desenhos e jogos, com o intuito de acessar o inconsciente, território até então inexplorado de forma voluntária no campo da arte. Também como modo de trazer à tona, liberar e expressar a linguagem do psiquismo do artista e com isso colaborar para a explicitação de uma verdade, até então segundo Breton, oculta, que deveria começar por uma revolução íntima, do sujeito. A surrealidade ou suprarealidade seria a realidade absoluta, atingível por meio dessa fusão entre sonho e realidade e o acaso seria um dos meios para atingir essa fusão. Hans Arp criou colagens e composições “de acordo com as leis do acaso” que fazem supor que “as leis do acaso se confundem com as leis da beleza” o que levou Andre Breton a propor a existência de uma conexão de fato, entre o acaso, ou o que ele prefere chamar de automatismo, e a unidade rítmica (Read, 1960, p. 178-180)."

Esse post vai trazer algumas técnicas utilizadas por alguns artistas dadaísta, surrealistas dentre outros para expansão da sua capacidade criativa. Vamos Jogar?! Que tal deixar-se envolver pelo acaso?! Experimente ser Criativo!

1. JOGO DAS FORMAS






2. JOGO DAS PALAVRAS




3. JOGO DAS IMAGENS



Nenhum comentário:

Postar um comentário