terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

RECORTES - STENCIL


Desde épocas remotas o uso do "stencil" pode ser visto. Nas pinturas rupestres, por exemplo, os habitantes das cavernas sopravam pigmentos sobre as mãos espalmadas nas cavernas criando com as mãos uma espécie de máscara (stencil).
Na China, juntamente com a invenção do papel, no século 105 d.C.  pode-se dizer que o stencil foi a primeira forma de gravura. Nos anos 600, na China, começaram a fazer desenhos mais complexos e aplicar a técnica para a decoração de tecido, embora com o uso de poucas cores. Foi porém no Japão que a técnica do stencil sobre o tecido se aperfeiçoou.
O stencil vem sendo muito utilizado para decorar paredes, móveis e outros objetos. Se trata de uma técnica simples que pode, ocasionalmente, ser conjugada com múltiplas variações e assumir características diversas. (fonte: O mundo do Stencil)


O estêncil é uma folha de papel, plástico ou metal, com letras ou desenhos recortados, usado como matriz negativa para produzir estas letras ou desenhos em uma determinada superfície, aplicando tinta através do corte na folha .A principal vantagem de um estêncil é que ele pode ser reutilizado para produzir várias vezes e rapidamente a mesma letra ou desenho.

Nos anos trinta desenvolveu-se um processo sofisticado de impressão stencil, com tela, com a finalidade de produzir trabalhos artísticos em quantidades industriais.
No final dos anos cinquenta e secenta, artistas americanos como Robert Rauchenberg e Andy Warhol desenvolveram novas técnicas de impressão com tela.
Warhol utilizava no seu trabalho as cores vivas e planas das embalagens de productos industriais para criar imagens iconográficas inspiradas na arte comercial e cultura popular. Rauchenberg também utilizava a imagética dos mass media, mas o seu trabalho era mais expressivo e menos mecânico. Ambos, com as suas técnicas híbridas e e imagética Pop, são os precursores dos stencil artists de hoje em dia. (Fonte: Catálogo das artes)



Como fazer seu próprio Stencil?
A parte mais importante é o corte, preste atenção às pontes. Veja o vídeo:


Se for trabalhar com palavras, suga as dicas:


Quando já tiver dominando a técnica....





Nenhum comentário:

Postar um comentário