quinta-feira, 14 de março de 2013

DESENHOS DE MODA ... TEM PADRÃO?





Desenho de moda segue um padrão?
Muitas pessoas no começo de sua  jornada idealizam um modelo de desenho ou se identificam com um estilo de representação, mas é bom lembrar que esses modelos servem apenas de inspiração para a busca do seu próprio meio de representação da forma.
É importante dedicar um tempo ao exercício do desenho, da pesquisa da forma, da cor e ainda como essas partes se relacionam compositivamente.
Falando assim parece difícil dar conta de tanta coisa em um croqui... mas 'o hábito faz o monge'.



O importante é começar... mas por onde?
Entender a proporção do corpo humano é parte do processo e a desconstrução dessa proporção vem  à posteriori, onde a sua forma de representação vai se tornando amadurecida para mostrar como você entende a forma.





Cada um vai representar seu universo de uma forma e quanto mais esta representação for particular, melhor se observa a força impregnada nos desenhos.


Croqui do trabalho final de Yvonne, uma das alunas do FIT/Reprodução







CADERNOS DE INSPIRAÇÃO

Para quem não sabe o SKETCHBOOK é seu caderno de INSPIRAÇÃO onde se apresentam as ideias. Nele você constrói seus pensamentos e registra seu processo. Não é um diário para escrever seu dia, mas são registros diários de pensamentos criativos.

Seguem alguns exeplos bem bacanas.

O que é SKETCHBOOK - saiba mais...

SKETCHBOOK de artistas brasileiros que virou livro:
"Sketchbooks - As Páginas Desconhecidas do Processo Criativo" (organização de Cezar de Almeida e Roger Bassetto, 272 págs., R$ 120).

Veja algumas páginas free...