sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PERCEPÇÃO




“Fenômeno da percepção”

Acontece através da decomposição e imediata recomposição das partes em relação ao todo.  Eu vejo quando percebo. Notem o vídeo abaixo:

 

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

Quando recebemos um estímulo do meio (sensação), eles são captados pelos órgãos sensoriais e interpretados à partir de nossa subjetividade – experiências, motivações, crenças, valores, atitudes – resultando isto no processo de percepção. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.
Não se reproduz o mundo como um espelho, como uma fotografia, porque o cérebro constrói uma representação mental ou imagem da realidade mediante a interpretação subjetiva.



SENSAÇÃO
PERCEPÇÃO
É a detecção e recepção dos estímulos nos órgãos dos sentidos, que são traduzidos em impulsos nervosos que são conduzidos ao Sistema Nervoso Central pera serem processados pelo cérebro.
É a interpretação, organização e descodificação dos dados sensíveis, feita pelo cérebro.
Selecciona, organiza, interpreta, atribui sentido.
É um processo mental activo, embora dependa da sensação.
  
Fatores internos à percepção inerentes ao sujeito:


Estruturas fisiológicas
Experiências anteriores
Maturação
Personalidade
Experiências pessoais
Factores sociais
Cultura
Valores
Motivação
Necessidades
Atenção
Profissão
Memória
Aprendizagem


 Resumindo:


Percepção Visual

O homem, na concepção de Vygotsky, é um ser vivo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e transforma essas relações para constituir o seu plano interno. Ou seja, a partir das relações sociais (mediações) e da linguagem, principalmente, o sujeito se apropria   de conceitos historicamente produzidos, atribuindo a ele novos significados que serão internalizados, adquirindo um sentido pessoal, o que constitui sua natureza psicológica.
A imagem, por exemplo, é um signo e, como tal, é mediadora entre o sujeito e o meio social.             Ela é uma forma de expressão que nos ajuda a ver o mundo e a interpretá-lo.   O mundo não é visto apenas em cor e forma, mas também como um mundo com sentido dado pelo sujeito.
A percepção é o meio pelo qual o sujeito vê o mundo.



Leia agora o post sobre Gestalt - A Psicologia da forma.