domingo, 20 de julho de 2014

O Começo do caminho - Uma viagem ao universo infantil parte 01

E se no seu mundo existissem animais que viessem diretamente de sua imaginação?!
Todo mundo, na infância, foi criativo. Algumas pessoas guardam até hoje os rabiscos feitos com lápis de cor de seus filhos como memórias vivas de algo precioso. Quando adultos dizemos que não temos criatividade e é por esse motivo que convido vocês para um retorno à infância.
Lá, quando fazíamos atividades como pintura, recorte, colagem, desenho livre ou dobraduras, estávamos desenvolvendo nossa imaginação e criatividade, além de estarmos nos divertindo muito.
Hoje reconhecemos que a criatividade e a imaginação são ferramentas essenciais para o designer e não sabemos como usá-la ou aproveitá-la de forma ampla e abrangente. 
Então vamos começar uma aventura pelo universo infantil, e nele, encontrar meios para flexibilização dos paradigmas construídos e cristalizados ao longo do tempo.
Antes de começarmos, gostaria de salientar que não é um caminho novo, muitos designers já encontraram inspirações, metodologias de trabalho e um caminho mágico por essa estrada de tijolos amarelos.
A artista Wendy Tsao , de Vancouver, no Canadá, buscou um jeito mais eficaz guardar uma lembrança da infância. Ela cria bonecos a partir de desenhos feitos por crianças. A ideia surgiu há quatro anos, quando seu filho começou a ir à escola. Os professores pediram que ela enviasse um brinquedo preferido que pudesse tranquilizar o guri em momentos de emergência; mas ele não tinha.




Na profissão de designer entendemos que o processo de criação advém de uma demanda. Formalmente começa com a detecção de um problema ou uma questão, depois fazemos uma pesquisa, levantamento de dados, geramos alternativas e o processo se instaura. A criatividade não é parte deste processo, mas é o processo em si. Desde como você olha para o problema, a cada decisão e escolha durante o processo até a solução encontrada.
Wendy Tsao, usou a criatividade quanto resolveu produzir algo que o filho pudesse reconhecer, projetado por ele próprio. 






No Brasil,  o programador Bruno Abdelnur não resistiu aos desenhos de sua sobrinha e decidiu transformar uma tartaruga em bichinho de pelúcia e junto com Jéssica Domingues montaram a Rabisquedo, empresa que transforma qualquer desenho infantil em um brinquedo real.
Partindo da experiência com crianças, desenvolveu também o "brinquedo em branco" que podem ser pintados com canetinhas pelas crianças, estimulando sua criatividade.
Para ampliar os negócios, a Rabisquedo lançou em outubro seu aplicativo para Android, um caderno de desenho em branco. Nele, as crianças podem soltar a imaginação e ainda, com poucos cliques, podem transformar seus desenhos em bichinhos. “Os pais podem usar os desenhos feitos nos tablets ou celulares e enviar para a Rabisquedo através do próprio aplicativo”, explicou Jéssica. 

Informações: http://www.rabisquedo.com.br/

Design e criatividade não só no produto, mas no processo! Embarque nessa viagem e volte a imaginar como criança. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário